28 de outubro de 2010

Como tratar unhas fracas


Você já fez tudo o que sua manicure aconselhou. Dos tradicionais óleos de cravo aos esmaltes de cor escura e nada de suas unhas ganharem resistência. A cada dia que passa elas se tornam ainda mais frágeis e quebradiças. Mas não se engane, os motivos podem variar desde o uso constante de produtos químicos (como detergente) a problemas alimentares.

Além de proteger os dedos de impactos traumáticos, as unhas auxiliam também na apreensão de objetos e auxiliam no tato. Composta basicamente de queratina, seu enfraquecimento pode estar diretamente envolvido com o hábito de fazer as unhas todas as semanas. "A acetona ou qualquer removedor de esmalte resseca muito as unhas, o que as torna quebradiças, sem brilho e com manchas brancas na superfície", comenta a dermatologista Juliana Burihan Cahali.

A médica ressalta ainda que a velha mania feminina de manter as mãos sempre bem feitas e com esmalte pode ressecar as unhas. "O ideal seria não pintar todas as semanas e sempre hidratar bem as mãos e as unhas", ensina. Para quem não consegue manter as pontas dos dedos "in natura", uma dica é retirar o esmalte dois dias antes de se refazer as unhas e hidratar bem as mãos.

Mas o hábito de fazer as unhas semanalmente não é o único a danificar as 'garras' femininas. "A retirada da cutícula deve ser sempre banida. Ela é a maior protetora da matriz da unha e impede a penetração de bactérias, fungos e substâncias nocivas", explica a dermatologista Bhertha Tamura. Quando essa matriz é lesada, infecções, defeitos graves e até definitivos podem surgir.

É importante que as unhas estejam sempre protegidas com luvas ou contra traumatismos. Profissionais que dependem diretamente das mãos, como cozinheiros, lavadeiras e digitadores, estão suscetíveis a traumas que podem danificar as unhas.

Tratamentos e cuidadosPara quem tem hora marcada toda semana na manicure e ainda assim reclama de unhas fracas, uma das alternativas é aumentar o tempo entre as idas ao salão de beleza. Com a diminuição do uso de acetonas e removedores, é importante a hidratação constante com cremes à base de uréia. "Produtos como esmaltes fortalecedores e óleos tem sua utilidade pela hidratação que conferem, mas, às vezes, são insuficientes", explica Juliana.

Há ainda a opção de bases fortalecedoras formuladas pelo dermatologista, que são feitas de carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino. Outra opção são os medicamentos por via oral, feitos especialmente de vitaminas derivadas do complexo B. Mas antes de escolher qualquer tratamento, é necessária uma investigação das causas do enfraquecimento das unhas.

Uma alimentação desregrada e carente de nutrientes pode ser o motivo principal do enfraquecimento das unhas, tanto as das mãos como as dos pés. "Se o organismo percebe a falta de proteínas, vitaminas e outros nutrientes, ele tende a direcionar esses nutrientes para órgãos essenciais e deixa de utilizá-los para a fabricação de unhas e cabelo", explica Bhertha.

Sinais de que suas unhas estão fracas
- Descamação com início na ponta das unhas
- Unhas quebradiças
- Unhas finas, que dobram fácil
- Unhas com aspecto poroso


Fonte: http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI2501928-EI7617,00.html

3 comentários:

  1. UNHAS E CUTÍCULAS FRÁGEIS, UNHAS ROÍDAS, ESTRAGADAS POR ESMALTES E UNHAS POSTIÇAS, ETC...................

    Como exemplo de eficácia e sofisticação existem os endurecedores, cremes e removedores da linha Ecrinal da França ,especializada e LÍDER NA FRANÇA do mercado de tratamento das unhas fragilizadas, estriadas e deterioradas . Ate no caso das unhas roídas, e o único produto que não sai na água

    OS PRODUTOS NÃO CONTEM ACETONA, FORMALDEIDO, TOLUENO NEM PARABENO

    O acabamento e glamouroso como a origem dos produtos, produzidos em Mônaco, na Rivieira Francesa .

    SÃO PRESCRITOS TAMBÉM POR DERMATOLOGISTAS.

    OS ÚNICOS COM ESTUDOS DE EFICIA MENSURAVEL

    Consulte os sites (são sites técnicos e não de venda):

    www.ecrinal.com (francês e Inglês)
    www.asepta.com (da França)
    www.asepta.com.br ( no Brasil )

    A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e vários outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet (saisdaterra, dermatan, dermexpress, pharmaweb,... )

    Espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir
  2. amei as dicas...eu estou precisando muitooo..
    minhas unhas quebram com tudo, por isso que faz tanto tempo que não as mostro lá no blog,pois elas estão horíveis

    Tenha um otimo dia...
    roberthamedeiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. amei as dicas...eu estou precisando muitooo..
    minhas unhas quebram com tudo, por isso que faz tanto tempo que não as mostro lá no blog,pois elas estão horíveis

    Tenha um otimo dia...
    roberthamedeiros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião
Ela é muito importante para o blog

VOLTE SEMPRE!!! =D